domingo, 9 de agosto de 2009

porque sou vegetariano

vou escrever este post exactamente como o gostava de ler no caso de me querer convencer a mudar de regime alimentar

sou vegetariano porque:


-acredito que os todos os animais (os menos racionais que nós?) tal como os humanos possuem o direito a autodeterminação (ou arbitrário-determinação) e nós não temos o direito de limitar/decidir/explorar a vida desses seres para nosso proveito 


-uma alimentação vegetariana pensada e equilibrada é sem sombra de dúvida mais saudável do que uma alimentação omnívora (ingerir animais ou derivados multiplica por 3 o risco de desenvolver cancro, por exemplo)


-a indústria da carne/pesca é isso mesmo, uma indústria que visa o lucro do proprietário e a partir desse momento a exploração dos animais vê os seus métodos regidos pelo custo, desenvolvendo-se em direcção à barbárie sem qualquer tipo de dignidade/respeito pelo animal (produto?)


-a exploração de gado consome cerca de 100 vezes o volume de água utilizado numa exploração agrícola para a mesma quantidade de alimento, além de que é uma indústria altamente poluente em resíduos sólidos e em metano (4 vezes mais poderoso que o dióxido de carbono a gerar o efeito de estufa)


-os animais sofrem ao serem mortos ou ao não o serem (ovos, leites) e havendo alternativas, de que estás à espera?


-actualmente a redistribuição de alimentos que a exploração animal implica é injusta para as pessoas, temos campos de cultivo para alimentar vacas em vez de pessoas, ao longo da vida a vaca vai consumir uma quantidade de alimento superior à que dela irá resultar, observamos então uma fonte de alimento usada para uma segunda mais dispendiosa e portanto menos acessivel a populações mais carenciadas o que é a meu ver incorrecto

li algures que se o produto das terras agrícolas actuais fosse consumido directamente pelas pessoas e não pelo gado, não haveria escassez de alimento


- repudio pessoas que evocam argumentos que defendem a nossa bestialidade e outros que defendem a nossa racionalidade conforme os interesses, outros animais terão de caçar mas fazem-no por necessidade de se alimentarem e por serem carnívoros, dêem vegetais a um gato e vejam o que acontece (se ele os quiser comer), nós podemos comer praticamente de tudo, mas muitos recorrem a argumentos relacionados com a sobrevivência numa sociedade em que pessoas pagam a outras para "caçar" por elas e depois adoecerem e/ou morrerem por comerem demais, enquanto mais e mais animais são exibidos em prateleiras de lojas à espera de apodrecer


-a compaixão é sensual, a ignorância não


15 comentários:

  1. Na verdade, maior parte dos teus argumentos são legítimos, se não todos. De facto, o ser humano, biologicamente, encontra-se no mesmo patamar que os restantes seres vivos (ou abaixo, até, de alguns).

    Contudo, a indústria do vegetarianismo (sim, porque tudo isto é cada vez mais um negócio) comete muitos erros que podem ser fatais para a Natureza. Na realiadade, e por forma a haver resposta ao aumento do número de vegetarianos no mundo, grandes campos de cultura de soja, base da alimentação privada de produtos de origem animal, foram construídos à custa de mais de um milhão de hectares da floresta amazónica. Além disso, a estas plantações agrícolas, e não só, estão associadas grandes alterações do genoma original que, quando não controladas, podem causar vários desequílibrios nos diversos ecossistemas circundantes.

    Não quero, de todo, fazer o papel de advogado do diabo, e compreendo os teus ideais, partilhando contigo até alguns deles. Mas não se pode exigir a aceitação de medidas drásticas, quando nem as pequenas foram tomadas. Simplesmente penso que a sociedade não está preparada para abraçar uma dieta vegetariana. Existe muito trabalho que tem de ser feito antes disso...

    Por enquanto, e isso sim está bastante errado, as indústrias envolvidas não demonstram grande ética perante os animais e os restante seres vivos. É de lamentar as condições que se verificam nos locais de criação e abate de animais, fazendo com que me questione diversas vezes acerca da capacidade racional do ser humano.

    Cabe a nós, jovens, tentar mudar isso. Eu pelo menos vou fazendo o melhor que posso.

    Cumprimentos :)

    ResponderEliminar
  2. os begetarianos no geral também defendem o não uso de plantações não transgénicas e a preservação das florestas, na verdade eu apenas referi a ponta do iceberg das milhenta lutas que travo no dia-a-dia

    ResponderEliminar
  3. O uso de transgénicos é plausível e poderá ser a resposta a muitos problemas, contudo, maior parte das vezes, o uso dessas técnicas da genética nem sempre são controladas e é aí que reside o principal problema!

    E antes de se mudarem de hábitos, tem-se de se mudar consciências/mentalidades e no Portugal e no mundo actual, por incrível que isso possa parecer, é cada vez mais difícil de o fazer, mesmo em coisas menores como aceitar pessoas de outras etnias ou que tenham 'opções' sexuais diferentes.

    É triste, mas é mesmo assim...

    ResponderEliminar
  4. tens toda a razão no segundo parágrafo, no primeiro é uma questão de meditar mais um pouco sobre o assunto, já agora, que tiago és, eu conheço-te?

    ResponderEliminar
  5. Não, não, não me conheces. Estava a passear pela web e dei com o teu blog. Pareceu-me interessante, não resisti e tive de comentar o teu último post, uma vez que é um tema que me é particularmente apelativo.

    Bons assuntos trazes tu 'à baila'.

    ResponderEliminar
  6. no proximo post a ver s trago problemas de marginalizaçao de homossexuais á baila

    ResponderEliminar
  7. Traz, traz... E isso ainda é algo que me causa tanta (ou mais) impressão e vergonha que a pseudo-hegemonia do ser humano em relação ao restantes seres vivos!

    E mais vergonha tenho das pessoas da minha idade, dita a geração do futuro(?), que têm a incapacidade de aceitar ou de respeitar aquilo que somente a cada um diz respeito.

    ResponderEliminar
  8. enfim, a nossa geração nao se conseguiu emancipar dos tradicionalismos mais subtis nem mesmo com o choque cultural que viveu e esqueceu, eu tou a fazer tão mau trabalho por não conseguir chamar á atenção dos que estão em meu redor para este problema.. a culpa é tanto dos que dormem como dos que não os acordam

    ResponderEliminar
  9. Sim, mas ainda é mais complicado quando as pessoas, ao nosso redor ou não, se recusam a acordar. Não se trata de uma questão de aceitação ou não, mas sim de cidadania! Cada vez mais as pessoas se esquecem que a sociedade é una e cabe a cada um de nós sermos um cidadão cujo o comportamento cívico se enquadra nos parâmetros do respeito e da cordialidade!

    As mentes ainda se encontram muito fechadas e conceitos antigos estão demasiado entranhados. A falta de instrução e formação cívica não permitem às pessoas terem a capacidade de aceitar a escolhas que só aos outros cabe. Se cada um de nós se preocupasse com o bem estar de cada um daqueles que nos rodeiam e de si mesmo, rapidamente se apercebiam que a resposta de muitos problemas se encontram na tolerância e na capacidade de aceitar os nossos semelhantes.

    São estas pequenas coisas que têm de ser urgentemente alteradas. Cada um de nós vai fazendo o que é possível, mas nem sempre o possível chega.

    ResponderEliminar
  10. sabes o que te digo?
    os pais nao têm culpa porque não foram bem educados, mas isso apenas fez com que eles continuassem o trabalho dos progenitores e actualmente a educaçao é dar prendas e fazer vontades e educação civica em portugal é uma piada bem ao estilo do artigo 13º
    e o estudo acompanhado
    e a educação sexual
    isso porque nem os proprios professores sabem bem o qe isso é

    ResponderEliminar
  11. Os pais têm culpa, sim senhor! os meus pais também foram criados e educados aquando da época da censura, onde tudo o que não fosse tradicional era recriminado, à partida. Ainda assim, fui criado num meio onde o preconceito não tem espaço!

    A educação parte de casa e é extendida nas escolas... Os princípios cívicos têm de ser incutidos desde cedo, pelos progenitores e professores! E uma coisa é certa, as escolas não se encontram preparadas para dar qualquer tipo de instrução extra-académica e, por isso, é em casa que as bases têm de ser consolidadas! E cada vez mais os pais se esquecem de ser pais, outro grande problema que nos surge.

    ResponderEliminar
  12. mas se eles não tiveram pais á altura como podem ter exemplos/imagens a seguir?
    grande parte da minha geração vai ter filhos e garanto qe praticamente todos nem sabem o que andam cá a fazer

    ResponderEliminar
  13. pois, mas se for assim a mudança nunca se dará! e os exemplos a seguir podem ser pessoas que não os pais... se calhar eu é que tive sorte ou os outros azar!

    e sim, é verdade... muitos da tua, que suponho que seja a nossa, geração não têm bem noção daquilo que querem e vão limitar-se a seguir o curso, dito natural, da vida. Muitos passarão silenciosos, mas eu acredito que uns quantos, e quantos mais melhores, se vão fazer ouvir e vão tornar este sítio mais habitável!

    ResponderEliminar
  14. cmo esperamos qe as pessoas respeitem os animais se elas nem se respeitam a elas mesmas..

    ResponderEliminar
  15. Sim, mas o cerne da questão é essa: o ser humano não é capaz de respeitar os seus iguais. E por isso é que a sociedade é cada vez mais disfuncinal!

    ResponderEliminar