quinta-feira, 15 de outubro de 2009

o tempo

esta teoria foi pensada enquanto eu observava o céu estrelado em conjunto com o francisco, não sei se corresponde ao pensamento científico actual;

o tempo..
essa dimensão estranha onde cabem todos os acontecimentos que testemunhamos e ainda antes de cá estarmos já ele existia..

bem, mas até que ponto se cruza esta dimensão com o espaço físico?
por exemplo, a luz do Sol demora 8 minutos a chegar à Terra, (isto ajuda a perceber o exemplo) ora, se este subitamente se apagasse, nós continuaríamos a ver a sua luz durante oito minutos, período esse em que o que víamos não correspondia ao que realmente acontecia. Tudo o que vemos é apenas o reflexo da luz, que incide sobre os corpos, em direcção aos nossos olhos, portanto outro exemplo, se tivéssemos um telescópio suficientemente potente, poderíamos pô-lo a 500 anos-luz de distância da Terra,apontá-lo para nós, e o que este veria seria o nosso planeta há 500 anos atrás, mais uma vez o que víamos não corresponderia ao que no tempo presente acontece; comparando-nos com o que estávamos a observar estaríamos no futuro e essa realidade estaría no passado, ora, sendo a velocidade da luz aquela que interliga o tempo e o espaço físico, então posso considerá-la a velocidade do tempo e portanto, se formos mais rápidos que ela ou já estivermos no local para onde ela se dirige, podemos então observar momentos além do presente, não é isto maravilhoso?

o que vi no céu foi apenas uma fotografia tirada há uma variedade imensa de anos atrás e não sou capaz de ver aquele espaço no tempo presente, isso limita-me


9 comentários:

  1. juro que senti-me mesmo compreendido :)

    obrigado,
    francisco

    ResponderEliminar
  2. olha tu tambem tens uma google account :p

    ResponderEliminar
  3. Somos apenas um grao de poeira estelar!

    No sabado passado passei 4 horas num cafe a discutir a evoluçao, a relatividade, o universo, etc ...

    Conclui que o ser humano nao é nada neste mundo e como tal a sua prepotencia em axar que sabe tudo irrita-me.
    O simples facto d kerermos saber, de questionarmos tudo, irrita-me!

    Sou um homem de ciencia, sei que a curiosidade faz parte dakilo que somos, no entanto, considero que deveria mos saber por nos no nosso lugar e n levantar demasiadas ondas!

    Deixar as coisas correrem como deve ser e n kestionar mos tudo!

    Ao ler o teu texto ... fui asoberbado pela irritaçao!
    E s o sol s extinguisse e durante 8 min fosse mos enganados? Qual é a relevancia disso?
    Nao somos nada ...

    Qual é o mal d sermos limitados por algo k nao controlamos?

    Nao m vou alongar pk axo k ja fui deprimente que xegue por hoje xD

    Prometo k para a proxima vou ser mais alegre a comentar e menos critico!

    ResponderEliminar
  4. então porque não nos matamos todos? certamente deixariamos de emitir tanto co2 para a atmosfera e deixariamos a natureza das coisas preservar as outras especies, no entanto elas tambem poderiam morrer, nao faria qualquer diferença no universo que é tao grande, a nossa galáxia podia nunca ter existido até, certamente não ocuparia o vazio com os seus registos temporais ..
    desculpa o tom mas apenas acho que o ser humano enquanto ser se deve questionar mais do que qualquer outra coisa, para apenas deixar as coisas acontecerem tão as outras espécies animais e vegetais e fungos e protistas e moneras..

    ResponderEliminar
  5. "...o ser humano enquanto ser se deve questionar mais do que qualquer outra coisa, para apenas deixar as coisas acontecerem tão as outras espécies animais e vegetais e fungos e protistas e moneras.."


    Entao consideras-te superior aos outros seres deste mundo?
    As outras espécies existem para deixar as coisas acontecerem e nós ... deve-mos kestiona las!
    Porquê nós? Pk somos cerebralmente mais evoluidos que eles e temos essa capacidade? Talvez...
    Prepotência nossa axar isso? Muita!!!
    Foi precisamente essa ideia d superioridade humana k nos levou aos dias d hoje e ao caos que o nosso planeta é!
    Porque axava-mos que era-mos donos e senhores deste mundo!
    Não somos!
    Somos mais um acaso da evolução que mais cedo ou mais tarde, vai ser superado e extinto!

    ResponderEliminar
  6. não reconhecer as nossas virtudes chama-se hipocrisia, achar-nos com mais direito por isso talvez seja prepotência, eu sinto que tnho tantos direitos como os outros animais, a maioria das pessoas acha que não, por isso fazem experiencias cientificas com eles e destroemlhes os habitats, e depois o prepotente sou eu.

    ResponderEliminar
  7. e não acho que sejamos superados ou extintos neste planeta, ideia minha, eu posso ter as ideias que quiser, desd que tenha raciocínio que as tolere, além de que não sou conformista e não acho que o ser humano seja um ser repugnante e que tadito vai se autodestruir, como volto a dizer, para conformistas tão todos aqueles que ao contrário de mim querem mudar alguma coisa e fazer da nossa sociedade mais justa e altruista, além de se aperceber que o planeta não é so dela.. chorar enquanto se vê o leite derramar sob o pretexto de impedi-lo ser prepotência, é simplesmente revoltante. Somos um grande acaso evolutivo, desvalorizá-lo é apenas injusto

    ResponderEliminar
  8. Nao sei s entendeste bem o k disse.
    Nao t xamei d prepotente nem kis criticar t diretamente.
    Estava apenas a dar pontos de vista!
    Que se perceba k em parte concordo com o que dizes! Apenas quero deixar outra visão das coisas, nada mais!

    Sem stresses rapaz xD

    ResponderEliminar
  9. Interessante pensar nisso, também já o fiz, olhando as estrelas. Mas o passado já lá foi, e o futuro é coisa que nunca me fascinou. Não seria do meu interesse viajar a velocidades superiores à da luz. Mas percebi onde querias chegar e a tua perspectiva x)

    abraço.

    ResponderEliminar