
é verdade, a era da informação acaba por ter um efeito "estupidificador" em nós porque afoga o pessoal numa quantidade enorme de informação que somos incapazes de digerir imunizando-nos de certa forma para alguns temas.
Aquilo que acho flagrante e quero explicitar é que o governo no ano passado gastou cerca de 14 milhões de euros em produtos Microsoft sem concurso público quando o limite legal dos ajustes directos é de 75 mil euros. Mais flagrante ainda é sabermos que até mesmo as Universidades o fazem, como a de Coimbra que na Faculdade de Ciências e Tecnologias pagou 5,5 milhões de euros de renovação de licenças, verba igual a 1900 propinas e mais benefícios para os alunos.
Ora, sabendo nós que quando falamos de Windows e Microsoft Office falamos de lentidão, infecção por vírus e os elevados custos, não seria preferível "investir" (ele é gratuito) em software livre como outros países europeus têm vindo a fazer?
Eu estou farto de ficar 8 minutos no auditório da faculdade a olhar para a professora que espera incessantemente que o windows lhe inicie a sessão, mais 10 minutos a ver o Microsoft Word "configurar definições" para abrir um documento, mais os balões do anti-vírus a invadir os powerpoints e ver a bandeirinha da microsoft a desfraldar no ecrã durante a aula toda, não seria preferível, preferível PREFERÍVEL empregar o dinheiro das licenças em software proprietário directamente em despesas de funcionamento reduzindo as propinas?
PS. na minha secundária há dois anos tínhamos computadores Intel Core 2 sem ligação há rede porque a escola não tinha dinheiro para comprar os cabos, e certamente a electricidade que estes pujantemente consumiam; comentem este cenário porque a mim só me entristece.
Diga-se d passagem que o pc da tua prof é uma merda!
ResponderEliminarTodos os meus profs usam os seus pcs para as aulas e kuando n podem usam a sua conta da faculdade no pc do auditorio e em nenhum dos casos existe esse compasso d espera ou avisos do antivirus! é uma kestao d a tua prof actualizar o pc ou formata lo!
Quanto ao monopolio da Microsoft ... bem ... não há concorrencia! Tens a Apple e pouco mais... Não há mto k s possa fazer!
É mau ... mas é o k temos!
Quanto ao dinheiro mal gasto por este país fora ... já é um problema crónico! Podemo nos queixar, mas n serve de mto. É o país medíocre e retrogrado que temos!
E por fim ... o excesso de informação, só o é (excesso) s kiseres! Há abusos? Há. Que propões? Acabar-se com a informática e toda a sua rede de informação? Não me parece! Impor restriçoes? Como saber o que deve ou não deve ser passado? Logo... tb não.
Nada a fazer...
oh proteu, tu deixas-me um bocado desanimado porque dás-me sempre ideia de que não meconsigo explicar bem, o computador não é da minha prof, são os da faculdade e são assim por sistema, todos eles demoram eternidades e com qualquer conta e é o funcionamento normal do sistema, para fazer log off mais outros 6 minutos XD
ResponderEliminarem relação há concorrência eu falei do software livre que são os biliões de distribuições de linux inclusivé o caixa mágica que é uma versão portuguesa baseada em linux e que é desenvolvida e suportada por docentes e estudantes de várias faculdades portuguesas e esse software não tem qualquer custo, é gratuito e leve e rápido e sem virus.
e por fim,eu apenas constatei esse facto a informação, não disse que não devesse ser assim..
Oh Pedro, não desanimes! Eu sou meio lento as vezes e n percebo as coisas obvias xD
ResponderEliminarE muitas vezes escrevo apenas para me meter ctg e nada mais :D
Continua a escrever, porque gosto de ler o que escreves!