quinta-feira, 4 de março de 2010

e se...

tudo aquilo para que lutei durante anos é posto em causa num momento de medíocre racionalidade e atirado pela janela?
se me auto-discrimino e escondo aquilo que sou na realidade por um temor pouco racional?
e se depois de percorrer toda a maratona volto novamente para o ponto do qual parti? para o armário..

bem, foi assim que me senti naquele estúpido dia em que questionam a minha intimidade e o Pedro em vez de racionalmente dar um pontapé no conservadorismo, escondeu uma realidade e compactuou com a perpetuação de um preconceito, no momento seguinte senti-me valer menos que nada, e apesar de gestualmente fazer tudo para dar a entender, não fui capaz de dizer: "olha por alguma estúpida razão menti a respeito daquele assunto"

agora penso já estar explícito mas, faltei à verdade para comigo mesmo e tenho mágoa disso mesmo

11 comentários:

  1. É perfeitamente normal e humano termos hesitações. Sejam elas em que momento, idade ou circunstâncias forem. Até porque o medo ajuda à sobrevivência. Biologicamente, é para isso que ele serve.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Nunca, em momento algum, se deve esconder a nossa identidade; mesmo que essa identidade seja fruto de polémica, divisas ou pressuponha indecisões. E aí é que está o processo revolucionário: a afronta. Afronta? Sim. Ela é necessária, para mudar as estruturas em que funcionam o dispositivo da sexualidade (neste caso) e cortam com a lógica de continuidade (auto/hetero)repressiva a que a (homo)sexualidade esta sujeita.

    ResponderEliminar
  3. os dois comentarios sao tão dispares XD
    estou arrependido mas na altura devo ter visto alguma lógica XD

    ResponderEliminar
  4. Não temos que andar com uma placa a dizer que somos sinceros, cínicos, boas ou más pessoas. Dessa mesma forma não tens que assumir nada a ninguém, só a ti, as pessoas, com a convivência, descobrem-nos tal e qual como somos e vão nos aceitar sendo parvos, loucos, e tudo o que somos ,)

    ResponderEliminar
  5. Permita-me discordar do Jonas. É um falácia dizer que ninguém precisa de andar com uma placa a dizer "sou gay". Parece-nos óbvio que a orientação sexual é irrelevante para uma série de coisas (arranjar emprego, Q.I., etc), parece-nos óbvio que temos todo o direito a ter a nossa privacidade e intimidade. Acontece que não existe uma coisa exclusivamente privada. O proprio sistema de sexo/género é, á partida, heteronormativo (homem = masculino; mulher = feminina; = heterossexual), ora, ninguém precisa de saber que es heterossexual tambem. Imagina que queres beijar o teu namorado no meio da rua (tal como os heterossexuais), tb dirias cinicamente que ninguém tem que andar com um letreiro? Entao diz isso aos heteros tb!

    Ler o meu poste sff: http://natchobox.blogspot.com/2009/06/ninguem-precisa-de-saber-tua-orientacao.html

    ResponderEliminar
  6. eu nao tenho é d esconder quando m perguntem ..

    ResponderEliminar
  7. Chamamos a isso quebrar o preconceito. Em Lisboa, na baixa, no Chiado é já frequente ver-se homossexuais assumidos. Temos que ter em conta o local e o tempo. Eu, sendo homo ou hetero, não gosto de beijar o meu par em publico e de fazer altas manifestações de afecto, prefiro reserva-las para dentro de casa ;)

    ResponderEliminar
  8. mas isso é tue! ora, nem todos são discretos (;

    ResponderEliminar
  9. Na minha perspectiva, não tens que dizer se és gay ou não, simplesmente porque ninguém tem que perguntar se és ou não; ninguém pergunta a um heterossexual se é heterossexual ou não porque ele não tem nada que dizer se é ou não.

    Quando me perguntam algo do género respondo que eu faço o que eu quero, na forma que quiser, com quem quiser e as vezes que quiser sem que os outros tenham que o saber. E diz à outra pessoa para fazer o mesmo :)

    No entanto o processo de afronta, como o Natcho Popcorn disse, pode se virar contra nós e não é assim tão fácil. Tem que haver SEMPRE alguma dose de bom senso: saber estar onde se está.

    Pensa que... 'ocultaste' e não que te auto-discriminaste face à pessoa ao contexto e circunstância em que a pergunta surgiu.

    Gostei do teu blog. Very Best Hug

    ResponderEliminar
  10. a meu ver o estado actual da sociedade exige medidas revolucionárias que a catapultem para um estágio mais avançado, só quando as pessoas se deixarem de por principio considerar heteros, é que essa assunção perde relevo, na medida em que só terá a ver com o foro íntimo, enquando isso não acontece faço parte de uma minoria silenciada e que não pode ser complacente com o silência que a aprisiona!

    ResponderEliminar